Escocia decide permanecer no REINO UNIDO

Aconteceu ontem referendo na Escocia onde decidiriam pela NAO separação do reino Unido. Estava por la no inicio do mês circulando por todo o pais e dava para perceber a divisão do povo local sobre esta questão.
Nos grandes centros urbanos, como na capital Edinburgh, a tendencia era de permanecer ligado a Inglaterra compondo a 2a maior potencia economica Europeia.
Nas montanhas e ilhas – onde as tradições escocesas são mais preservadas – predominana o “YES” separação após 3 séculos de dominação inglesa
Ja os jovens, que se sentem mais “britânicos”, são em maioria pelo “NO” percebendo as maiores oportunidades acadêmicas e profissionais que o “Reino Unido” proporcionaria. Por isso a redução da idade mínima dessa votação para 16 anos favoreceu a onda do “NO”. Ja a prosperidade econômica oriunda da prospeção do petróleo da costa de Aberdeen impulsionava a causa separatista. Ao circular pelo pais destacam-se os monumentos relacionados as batalhas com os ingleses desde o heróico “coração valente” Willian Wallace no final do sec XIII,
ate a derrota dos Jacobites no sec XVIII que levou ao final do tradicional sistema de clans locais. Por tudo isso que a vitoria do NO registra a definição em direcao ao futuro, mais do que um acerto de contas com o passado que o YES ansiava.
IMG_0370

Anúncios

One thought on “Escocia decide permanecer no REINO UNIDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s